© 2018 por INTERAGEBR.  Restaurante Jequitibá - São José dos Campos - SP

EUGÊNIO DE MELO COMPLETA 141 ANOS DE HISTÓRIA, CULTURA, POESIA E PRESERVAÇÃO!

Eugênio de Melo comemorou 141 anos na última terça-feira (28).
 

 

 

"Quero ver-te sempre risonha
A escola, praça e a matriz
Numa visão de quem sonha
Ver tua gente feliz."


Altino Bondesan

 

Para festejar a data do aniversário do distrito da região leste, a Prefeitura de São José dos Campos programou atividades artísticas e cívicas (todas gratuitas), que continuam no fim de semana.
 

As atrações de arte e música prosseguem no sábado (1º) e domingo (2).

Das 11h às 17h nos dois dias, o pátio da antiga estação ferroviária se transforma em área de alimentação e recebe a feira de artesanato.

Ainda no sábado tem mais música na Igreja Matriz, com o quarteto de cordas Luzes da Ribalta. O grupo se apresenta às 18h30, antes da missa.

Para marcar o dia de encerramento das festividades, no domingo, haverá o desfile cívico pela Avenida Ambrósio Molina.
O início está marcado para as 9h30, com participação de grupos de vários segmentos.

 

 

 
 

 



HISTÓRIA


Eugênio de Melo é distrito de São José dos Campos, SP, e está  na zona leste da cidade, às margens da rodovia Presidente Dutra.

Concentra grandes indústrias como a General Motors, Complexo Empresarial - Ericsson, Heatcraft, Embraer, Orinon, o Ceagesp e o Núcleo do Parque Tecnológico, entre outras pequenas e médias empresas industriais e comerciais.

Com 96 Km² de área, apresenta algumas peculiaridades no cenário joseense.

A região teve no final do século XIX um papel importante na economia do município. Isto porque, do local, eram exportados grandes quantidades de café, cultivados na região.

Este fato deu origem a uma pequena Vila, levando a construção de uma Estação Ferroviária inaugurada a 28 de agosto de 1877, para viabilizar as exportações.

O povoado passou uma série de dificuldades, como a geada ocorrida por volta de 1881, que destruiu 60% dos cafezais. Este acontecimento provocou a substituição gradual da cafeicultura por outras lavouras.

Eugênio de Melo passa por um período de crescimento econômico, ao ser construída a Estrada de Rodagem Rio/São Paulo em 1924, que por cortar sua área urbana beneficiou o comércio local. Essa nova via de acesso trouxe uma maior mobilidade à população, através das linhas de ônibus, que puderam ser criadas vindas de cidades vizinhas em direção a São José dos Campos.


 

 

Da época cafeeira em Eugênio de Melo, restam ainda alguns Patrimônios Históricos como a Estação Ferroviária e a Sede da Fazenda Galo Branco.

O processo de industrialização por que passou São José dos Campos, também refletiu em Eugênio de Melo quando, já a partir da década de 60 começaram a se instalar no Distrito as primeiras indústrias. Estas além de ampliar o mercado de trabalho, também fizeram brotar a necessidade de mais infra-estrutura e equipamentos para uma população que, cada vez mais, assume aspectos urbanos.


 

 

O Jequitibá

Com idade em torno de 500 anos, o jequitibá-rosa de Eugênio de Melo possivelmente já existia antes do descobrimento do Brasil.

A árvore da família das lecitidáceas esteve presente na paisagem joseense durante os ciclos de desenvolvimento do município. Ao longo do tempo, também sofreu lesões por vandalismo, queimada ou falta de cuidados. Chegou até a ser alvo de testes de resistência com tanques de guerra.

 

Mas a árvore continua de pé. O último incêndio, em abril do ano passado, tentou derrubá-la, mas não atingiu profundamente o tecido vivo. A Prefeitura, com apoio da sociedade, atuou rapidamente e vem revertendo os danos.

 

 

 

RELIGIOSIDADE
 

A Paróquia Imaculada Conceição do Eugênio de Melo, já tem 105 anos de história.

 

Feita de taipa de pilão, a primeira construção não resistiu a um ataque de formigas saúva, por isso foi demolida. A nova igreja começou a ser construída em 1955, na praça onde está hoje. Até 1968 pertenceu à paróquia São Judas Tadeu, do Jardim Paulista.

 

Assim é o Eugênio de Melo, um misto de história e poesia, preservação e progresso, fé e preservação. Com um povo guerreiro e empreendedor.
Nós do Restaurante Jequitibá, estamos felizes por fazer parte dessa história onde cada morador e visitante pode dizer: #EUAMOEUGÊNIODEMELO .

 

Restaurante Jequitibá | O sabor está aqui!

 

restaurantejequitiba
Please reload

Posts em Destaque

DELÍCIAS DE NATAL | Restaurante Jequitibá

December 12, 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags